O preço do açúcar, um filme sobre o Caribe

Quem leu o relatório dos auditores fiscais que flagraram trabalho escravo na fazenda Pagrisa, no Pará, pode começar a ver semelhanças com esse filme dirigido pelo diretor Bill Hane, que está sendo exibido nos Estados Unidos. O New York Times publicou uma reportagem sobre o documentário “The Price of Sugar”. O vídeo mostra os haitianos, que, seduzidos pelo trabalho, ficam submetidos às condições de servidão nas plantações de cana-de-açúcar da fronteira da República Dominicana.

Walter Astrada/Divulgação

“Cada ano, quando a colheita da cana se aproxima, cerca de 20 mil trabalhadores haitianos são recrutados com a promessa do trabalho constante e de pagamento mais elevado do que podem ganhar no Haiti, o mais pobre dos dois países. Com a cumplicidade de autoridades militares e de imigração, o filme conta como estes imigrantes são carregados em caminhões, têm seus documentos de identificação confiscados e são transportados no meio da noite até os ‘bateyes’, onde muitos ficam abrigados dentro de quartéis parecidos com os campos de concentração. A estimativa da população de haitianos sem documentos que vivem no campo variam de 650 mil a 1 milhão”, diz o texto do jornal.

Veja a seguir o trailer do filme.


Ah, até procurei com a produtora, mas não encontrei a informação se o filme vai chegar no Brasil. Mas no site da produtora tem um contato para organizadores de festivais. Se alguém quiser procurar, pode entrar .

Anúncios

2 comentários sobre “O preço do açúcar, um filme sobre o Caribe

  1. Olá Aloísio,
    Parabéns pelo blog, ótima iniciativa. Acabei de descobrir e li de cabo a rabo. Ótima a discussão político/antropológica sobre a situação do país, e muito pertinente esse post, mais ainda o documentário. Favoritado.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s