A luta contra a escravidão no Brasil

Trabalhar na Repórter Brasil em meu retorno para São Paulo foi uma experiência importantíssima para tomar contato com o “Brasil profundo” – aquele de milhares e milhares trabalhadores rurais explorados e oprimidos. Comandada pelo cientista político e jornalista Leonardo Sakamoto, a Repórter Brasil tem um trabalho essencial atualmente na luta contra o trabalho escravo no país.

É na Repórter Brasil que se originou a atual fase de mobilização social que questiona o ganho econômico dos escravocratas. Explico. Em 2004, a organização não-governamental elaborou uma pesquisa em que mapeava a cadeia de comercialização de produtos originados em fazendas flagradas pelos grupos móveis de fiscalização do trabalho escravo.

Descobriu-se assim a lista de supermercados, redes de distribuição de combustíveis, frigoríficos, tradings e uma infinidade de empresas que usavam esses produtos. Surgiu então o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, com mais de uma centena de signatários e cujo monitoramento é feito pela Repórter Brasil ao lado do Instituto Ethos e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 
 

 

 

 

 

 

Recentemente, entidades que lutam contra essa violação de direitos organizaram uma mobilização no Congresso Nacional. E lançaram um abaixo-assinado pedindo a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, que prevê a expropriação de terras flagradas com trabalho escravo. Essa lei seria uma grande arma para punir fazendeiros que insistem em explorar trabalhadores a todo custo. Deixo o link para quem se interessar em assinar a favor da PEC.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “A luta contra a escravidão no Brasil

  1. Super interesante devemos mesmo estar atentos, pois ainda tem muitas crianças fora da escola e muitas familias vivendo em cituações desumanas por falta de informação e cuidados por parte da justiça e da politica do nosso país. Mas a responsabilidade tabem é nossa de correr atrás e protestar. Nosso país ta cada vez pior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s