Dorival Caymmi e seu acervo… na internet

Dorival Caymmi

Aloisio Milani
Terra Magazine

É fácil, quase institivo, balançar o corpo na batida dos sambas do baiano Dorival Caymmi. Para divulgar seu legado na vida e na música, foi lançado um site biográfico e um acervo digital de sua obra. O projeto foi idealizado pelo filho do artista, Danilo Caymmi, pelo neto Gabriel Caymmi e pelo músico Paulo Jobim, filho de Tom.

Durante mais de um ano, o projeto catalogou documentos, poemas, cartas, fotos, capas dos discos e partituras. Dá para ir lá conhecer os manuscritos de “Rosa morena”. É possível também ouvir uma seleção de discos do autor e ver suas capas.

Só ir lá no endereço www.dorivalcaymmi.com.br e buscar o item “Música”. Vá lá e ouça, por exemplo, o o clássico disco “Ary Caymmi Dorival Barroso”, de 1958, em que os dois autores tocam e interpretam canções um do outro.

Dá para ouvir “Na baixa do sapateiro” na voz de Caymmi e “Marina” no piano de Barroso. O disco da gravadora Odeon é uma raridade do acervo do compositor disponível na internet, daquelas grandes possibilidades que a internet traz gratuitamente.

Aliás, acervos interessantes como esse de Caymmi podem ser encontrados na internet. Basta só de gostar de música brasileira. Exemplos? A Rádio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Rádio do Instituto Moreira Salles (IMS).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s