Nobel de Obama! Vitória dos negros?

Barack Obama

A concessão do Prêmio Nobel para o presidente norte-americano Barack Obama mostra que há algo errado nessa pós-nova ordem mundial. Se o fato de derrotar um republicano nos Estados Unidos, vira motivo para a concessão do símbolo da paz mundial, precisamos nos preocupar. Quando Obama venceu as eleições – fica aqui o registro – negros do mundo inteiro, inclusive no Haiti, comemoraram um momento único: a possibilidade de o império ver os excluídos da globalização de um novo jeito. Se Obama, tivesse usado uma pequena porcentagem de seus bilhões de dólares para a pobreza (como no cancelamento de dívidas dos países pobres) ao invés de abastecer os dutos contra a crise e a manutenção da máquina militar no Iraque e Afeganistão, talvez aí merecessem algo. Os negros ainda têm pouco a comemorar… Ah, em tempo, talvez a grande reportagem não feita sobre o Nobel da Paz seja os relatos dos bastidores dessa decisão…

Update 19 de outubro: belo texto da Naomi Klein sobre a influência negativa de Obama. “…emerge adotando o padrão claro: nas áreas em que outros países ricos estavam oscilando entre a ação baseada em princípios e a negligência, as ações dos Estados Unidos as fizeram inclinar-se para a negligência. Se esta é a nova era de multilateralismo, não é nada digno de premiação”.

Anúncios

2 comentários sobre “Nobel de Obama! Vitória dos negros?

  1. Sim,vitória dos negros, das minorias, dos expropriados da vida, da sociedade.
    Aqueles que, assim como eu,tiveram um pai mulato, todo complexado, mas com vontade de viver. Era um tempo em que o esforço dele gerava piedade e alguma simpatia.Mas eu assisti tudo e entendi o que ele estava querendo dizer: não se deve desistir, mesmo numa terra como esta que a riqueza é passaporte para o poder.
    Obama sinaliza um novo tempo, um novo poder que vem.
    Muita gente não estará aqui prá presenciar esse novo tempo de mais igualdade, mas ele vem. Vamos plantar.Vamos trabalhar e acreditar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s