Vodu haitiano em imagens

vodu.jpg

No blog do MediaStorm, há um link para o trabalho do The Digital Journalist sobre a religião vodu no Haiti. A apresentação da galeria do fotógrafo Les Stone diz: “A violência é apenas um dos aspectos [no Haiti]; a cultura e a forte dignidade dos haitianos é outra”. Como o candomblé no Brasil, a prática é uma das mais surpreendentes no contato com o cotidiano do país caribenho. Visitei um “terreiro” de vodu em minha primeira viagem ao Haiti, em agosto de 2004. Era o fundo de um terreno bem no alto de Porto Príncipe. Sobre fogueiras, grandes tachos de arroz com lentilhas e carne de porco – as oferendas. O clima era forte. O batuque me lembrava os sons do candomblé maranhense.

 

Anúncios

30 comentários sobre “Vodu haitiano em imagens

  1. TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO É O PREÇO DAS PESSOAS IDOLATRAR ,A ALGO QUE NÃO TRAZ NENHUM BENEFICIO ,TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO É A BIBLIA SE CUMPRINDO ,E MUITOS AINDA NÃO QUEREM RECOLHECER QUE O CAMINHO DE PAZ É JESUS.Acorda povo do haiti.

    1. É fácil julgar as pessoas quanto suas religiões mas não quanto ao fato de que pode acontecer em qualquer lugar do mundo de haver pessoas em estado de miséria e extrema pobreza sujeitas a um governo mediocre que as massacram por serem analfabetas a maior parte da população.Esses desastres como aqui no Brasil a questão das chuvas torrenciais e é culpa de quem????? Cristianismo que reina aqui no país ??? É ignorância julgar as coisas por fatos baseados em costumes típicos de uma cultura advinda da África e assim querer mudar ou melhor, burrice por ignorar um fato que há pessoas que estão sendo mortas ao invés de serem auxiliadas por nós, simplesmente é fácil julgar e ignorar mos ao fato que possa ocorrer como aqui ocorre normalmente fatos desastrosos….

      Quem tem que acordar??? E Saber o que dizer antes de julgar??? Fico aturdido quanto ao fato de que há ainda pessoas com uma mentalidade tão sujeita a julgo e não a generosidade,caridade e amor ao próximo,essas são palavras que as pessoas a interpretam como querem assim interpreta las. E o Brasil em que constrói as pessoas numa redoma de narcisimo e egoísmo,disso ninguém fala não é? Eis que há exemplos disso aqui ao tratar mos de irmãos sujeitos a desastres, lastimável….não é meus caros.

      1. Sua avaliação é muito superficial, mas parece que se achao conhecedor da verdade. A opinião da Maria não exime a ajuda, reforça.

      2. Não me acho o conhecedor da verdade senhor “Aurélio” revisor de texto,Se me expressei erroneamente peço desculpas aos caros amigos até por que não estou aqui para dizer o que é certo e errado como você próprio assim me julgou ser o senhor da razão, apenas tentei alertar algumas pessoas quanto ao teor do desatre ocorrido como tal. E assim fazer com que as pessoas aqui presentes se mobilizem com a causa e procurem ajudar ao invés de baterem boca usando o nome de Deus,Alah ou quem seja que acreditem; se me exasperei quanto a gramática de terceiros devido ao desvio de foco do tema debatido aqui, peço desculpas novamente não cabe a mim julgar até por que não trabalho em revisão de texto como nos demonstrou o nosso caro amigo Heber sendo um excelente revisor ….

        Obrigado! Heber.

    2. Fácil colocar a culpa em algo. No Brasil, ficamos vendo que de tanto promover o “nome de Deus em vão” só fortalacer as ruinas que teremos que passar. Temos muito o que vê e saber. Nunca devemos julgar o comportamento o humano sem antes verificarmos se estamos certo!

  2. Hoje de manhã comecei a meditar e perguntar a Deus o porque daquele acontecimento, porque permitiu aquela destruição em um pais que vive na misseria…ai abri minha biblia e Deus me deu uma palavra “pasmem é verdade” JÓ:34
    Leiam…

    Abraços.

  3. Deus dá oportunidade ao homem e mesmo assim o homem não quer enxergar,mas o nosso Deus é Deus de misericórdia e vai suprir as necessidades do povo haitiano.Deus abençoe essa nação,mas a palavra de Deus tem que ser cumprida

  4. Eu fico me perguntando porque essas coisas acontecen com essas pessoas, e cheguei aconclusao que tudo na vida tem um motivo,todos nos sabemos que a volta de Jesus esta proxima ,e ainda existem pessoas que nao aceitaram Jesus como seu unicoe verdadeiro salvador, sera que essas pessoas que estao sofrendo esse momento porque nao agrediram de alguma forma aDeus.Ele e nosso pai enos ama , e se nos estamos precisando ser conrrigidos.Essas religioes adoram outro Deus, epor isso fazem sacrificios macabros , coisas que nao sabemos.EWle fica triste por nos nao darmos o seu devido valor.
    Uma coisa que me imprcionou muito foi quando uma igrja caiu a unica coisa que restou foi uma imgem de Jesus, quem sabe isso nao tenha acontecido para que nos posamos refletir mas sobre as nossas atitudes

  5. É TÃO FÁCIL USAR O NOME DE DEUS PARA PROFANAR ASNEIRAS QUANTO VIAJAR NA MAIONESE, ALGUMAS PESSOAS SEMPRE OBTIVERÃO AQUILO QUE SEMPRE FIZERÃO PELAS PESSOAS, POR NÃO MUDAREM A SUA POSTURA PERANTE A FATOS EXTREMAMENTE DESASTROSOS,ALÉM DE ESCREVEREM ERRADO E LER QUALQUER COISA MEIA BOCA NA NET E TIRAR SUAS CONCLUSÕES, SOU DIPLOMATA E VOLTEI AO PAÍS HÁ MAIS DE TRÊS MESES, DEPOIS DE UMA MISSÃO NA ÍNDIA-Calcutá, Bengala, E AS PESSOAS AQUI QUE AINDA VEJO NÃO TEM UM PINGO DE NOÇÃO DO QUE É ESTAR EM UM LUGAR EM QUE VOCÊ NÃO TEM A POSSIBILIDADE DE ACREDITAR NO AMANHÃ,COMO DIZEM DEUS É BRASILEIRO, FATO!!!
    ASSIM COMO NO HAITI, ACREDITO QUE PODERÍAMOS FICAR AQUI E FALAR POR HORAS NÃO ADIANTARÁ EM NADA,SE ALGUÉM DE BOM SENSO E AMOR NO CORAÇÃO SUFICIENTE PARA ENTENDER O QUE REALMENTE ESTA ACONTECENDO AJUDE DE ALGUMA FORMAS ESSAS PESSOAS QUE ASSIM COMO NÓS PODERIAMOS TER PASSADO POR ALGO SIMILAR, OU ESPERE A BOA VONTADE DE SEU PASTOR OU DE SEU PADRE PARA DOAR ALGUM DINHEIRO,ORAÇÕES SÃO ACALENTADORAS MAS SEM AÇÕES NUNCA SERÁ UMA ORAÇÃO POR COMPLETA.

    COMO AJUDAR:

    Nome: Embaixada da República do Haiti
    Banco: Banco do Brasil
    Agência: 1606-3
    CC: 91000-7
    CNPJ: 04170237/0001-71

    Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha
    Banco: HSBC
    Agência: 1276
    CC: 14526-84
    CNPJ: 04359688/0001-51

    “O MOVIMENTO VIVA RIO NO HAITI DESDE 2004.

    Nome: Movimento Viva Rio
    Banco: Banco do Brasil
    Agência: 1769-8
    CC: 5113-6
    CNPJ: 00343941/0001-28

      1. Sério??? Que não entendeste??
        Hum… sei,
        Acredito que foi o único e se não foi, é evidente que o recado foi dado apenas pedi para que pessoas que são tão inteligentes como você ajude pessoas que precisam,como o caso do Haiti.
        Postei as formas de ajuda assim como não foi feito por outros, acredito que seria o mínimo a ser feito por alguém sensato como você, afinal pra que lhe serve está cabeça ? Somente para tomar dores das pessoas ? Sendo que em nenhum momento me referi a tua pessoa e não tive a intenção de banalizar alguém quanto a sua gramática ou religião,apenas procurei alertar como podem usar de ignorância a uma questão tão importante nesse momento de se ter caridade.
        Agora se quiser entender como queira meu caro ( Livre Arbítrio ) afinal quem está perdendo seu tempo em bater boca ? Não sou eu.
        Se cuida!

      2. Já que fugiram totalmente do tema e se atentaram aos erros ortográficos:

        O “mau” no qual você referiu, se escreve “MAL”.

        Há diferença sabia???

        Ou você escreve mau alfabetizado? Fica feio né =)

        Vamos nos atentar à temática do blog por gentileza!

        Fique com Deus!

  6. Trecho do último discurso da Dra. Zilda Arns no Haiti:

    “Agradeço o honroso convite que me foi feito. Quero manifestar minha
    grande alegria por estar aqui com todos vocês em Porto Príncipe, no
    Haiti, para participar da assembléia de religiosos.

    Como irmã de dois franciscanos e de três irmãs da Congregação das
    Irmãs Escolares de Nossa Senhora, estou muito feliz entre todos vocês.
    Dou graças a Deus por este momento.

    Na realidade, todos nós estamos aqui, neste encontro, porque sentimos
    dentro de nós um forte chamado para difundir ao mundo a boa notícia de
    Jesus. A boa notícia, transformada em ações concretas, é luz e
    esperança na conquista da Paz nas famílias e nas nações. A construção
    da Paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que
    tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em
    fraternidade e responsabilidade social.

    A Paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando encorajamos as
    pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes
    e práticas da busca do bem comum, que aprendemos com nosso mestre
    Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenha em abundância” (Jo
    10, 10).

    Espera-se que os agentes sociais continuem, além das referências
    éticas e morais de nossa Igreja, ser como Ela, mestres em orientar as
    famílias e comunidades, especialmente na área da saúde, educação e
    direitos humanos. Deste modo, podemos formar a massa crítica das
    comunidades cristãs e de outras religiões, em favor da proteção da
    criança desde a concepção, e mais excepcionalmente até os seis anos, e
    do adolescente. Devemos nos esforçar para que nossos legisladores
    elaborem leis e os governos executem políticas públicas que incentivem
    a qualidade da educação integral das crianças e saúde, como prioridade
    absoluta.

    O povo seguiu Jesus porque ele tinha palavras de esperança. Assim, nós
    somos chamados para anunciar as experiências positivas e os caminhos
    que levam as comunidades, as famílias e os pais a serem mais justos e
    fraternos.

    Como discípulos e missionários, convidados a evangelizar, sabemos que
    a força propulsora da transformação social está na prática do maior de
    todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na
    solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas: “Amar a Deus sobre
    todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos” significa trabalhar
    pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter
    preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena,
    prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para
    alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder
    a própria identidade. Todo esse caminho necessita de comunicação
    constante para iluminar, animar, fortalecer e democratizar nossa
    missão de fé e vida. Cremos que essa transformação social exige um
    investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das
    crianças. Esse desenvolvimento começa quando a criança se encontra
    ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem
    cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais
    perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as
    crianças.

    Não é por nada que disse Jesus: “… se vocês não ficarem iguais a
    estas crianças, não entrarão no Reino dos Céus” (MT 18, 3). E “deixem
    que as crianças venham a mim, pois deles é o Reino dos Céus” (Lc 18,
    16).”

    1. Vc é um Perdido igual aqueles que morreram no haiti,
      ñ vê q tudo q está acontecendo tem tudo na bíblia?
      especificamente no apocalipse

      este povo adorava outros deuses, em vez de adorar o senhor dos exércitos.
      a bíblia diz que Deus é amor + tb é fogo comsumidor, vc ñ lembra de Sadoma e Gomorra? ñ lembra da História de Noé?

      esse versículo é muito bom leia

      Mateus 24:7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.
      Mateus 24:8 Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
      Mateus 24:9 Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
      Mateus 24:10 Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
      Mateus 24:11 Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;
      Mateus 24:12 e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
      Mateus 24:13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

  7. Realmente é lamentável o que ocorre no Haiti, a política no país é péssima? Acredito eu que sim. As profecias da bíblia se fazem? Acredito ainda mais. Acho que um governo por mais ruim que seja, nao é capaz de provocar tremores de terra, como tbm um bom governo nao será capaz de evitá-lo. Deus está no controle de tudo, assim creio eu. Se o mundo quiser ainda viver mais, terá que viver como no início dos tempos, quando nao haviam maquinas para poluir o ar , petroleo para poluir as aguas… pois estas coisas tornaram o homem mais preguiçoso,ganancioso,rebelde e sem amor, a ponto de iniciar uma guerra sem se importar com as consequencias. Desculpem se meu comentário é idiota,
    Jesus por muitos foi considerado um tolo durante toda sua vida, e mesmo antes de nascer muitos já o diziam assim, e pior que até hoje muitos ainda dizem. Que Deus tenha misericórdia desses. Um abraço a todos !

  8. Para analizar a situacao do haiti:

    http://aityannuvels.blogspot.com/2008/04/o-diabo-e-o-vodu.html

    Achei muito interessantes as palavras de Marco, pq sempre analizei em trecho da Bíblia que diz que as pessoas que procuram praticar coisas abomináveis a Deus , recebem em sí mesmos a condenacao. Ao amigo Guilton digo o seguinte em relacao ao que vc postou no trecho: ” Esses desastres como aqui no Brasil a questão das chuvas torrenciais e é culpa de quem????? Cristianismo que reina aqui no país ??? ”
    Guilton, no Brasil, só nao aconteceu ainda coisa tao quanto pior, pq existe um povo que reconhece a Deus (nao o diabo) e o respeita. Peco a vc que faca uma analise dos paises em geral – sejam ricos ou nao, que fazem coisas abomináveis a Deus e reflita sobre as catástrofes por eles sofridas para tirar conclusoes.E esperem por catástrofes piores do que esta, pq está chegando o tempo do fim!

    1. “no Brasil, só nao aconteceu ainda coisa tao quanto pior, pq existe um povo que reconhece a Deus (nao o diabo) e o respeita.”

      Antes de mais nada, queria dizer que sou Cristão Católico e totalmente temente à Deus, só que tem um erro aí fera ;D

      É uma explicação científica, e provada, O Brasil está praticamente no centro de uma placa tectônica, isso quer dizer que pra acontecer um Terremoto aqui, a chance é mínima pois o encontro de duas placas tectônicas está bem distante do nosso pais maravilhoso.

      O restante eu concordo com você! ;D

      Fique com Deus!

      1. Julio se vc ler um pouco a bíblia vc vai ver que oq é impossível para o homem ñ é impossível para DEUS.

        já leu a história do Mar Vermelho?
        e a de uma muralha que que caiu na sétima volta que o povo de Deus deram?
        e os três homens na Fornalha sem se queimar?

        no Tempo de Jó tb existiam pessoas como vc. jó chamava o povo para a Barca mais ninguém acreditava nele diziam isto msn, ñ tem condições de o mundo se acabar com aguá, naquele tempo já tinha cientistas + olha só oq aconteceu.

        oq é distante para vc é bem pertinho pra Deus
        só basta ele querer.

  9. Pessoal,
    Independente da crença, acredito que devemos respeitar todos os ângulos e pontos de vista de todos os seres humanos, o vodu é uma crença como as outras, que defende uma ou outra coisa.

    Julgar um acidente geológico a uma crença é um tanto quanto absurdo.

    Fiquem bem.
    Abraços,

    1. PROFECIA BÍBLICA pra Caio mudou de nome agora é (acidente geológico) + ainda sim concordo foi um acidente geológico + esse acidente geológico está deste os tempos de cristo nos avisando na bíblia. como eles naqueles tempos iriam saber destas coisas? UNICA RESPOSTA: Deus (em todos os sentidos)

      Mateus 24:7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino;( NÃO PRECISA NEM CITAR POIS TODOS NÓS SABEMOS DAS GUERRAS QUE ANDAM OCORRENDO NO MUNDO) e haverá fomes( ÁFRICA É UM EXEMPLO ) e terremotos em vários lugares. ( HUM? )

      “o vodu é uma crença como as outras, que defende uma ou outra coisa”

      Caio se vc ñ sabe oq eles defendem então ñ fala nada cara, todos nós sabemos que eles defendem que satanás é o deus deles.

  10. Marco on fevereiro 1, 2010 said:
    Julio se vc ler um pouco a bíblia vc vai ver que oq é impossível para o homem ñ é impossível para DEUS.

    já leu a história do Mar Vermelho?
    e a de uma muralha que que caiu na sétima volta que o povo de Deus deram?
    e os três homens na Fornalha sem se queimar?

    no Tempo de Jó tb existiam pessoas como vc. jó chamava o povo para a Barca mais ninguém acreditava nele diziam isto msn, ñ tem condições de o mundo se acabar com aguá, naquele tempo já tinha cientistas + olha só oq aconteceu.

    oq é distante para vc é bem pertinho pra Deus
    só basta ele querer.

  11. Gostaria de receber informações sôbre vodu africano no Haiti. Trocas de informações. conheço um pouco. Sou zelador de santo e gostaria aprimorar meus conhecimentos.

  12. não podemos julgar e dizer o que acontece no haite é por causa de sua crença religiosa,se fizer-mos isso estaremo regredindo no tempo de colonização ,”que os povos civilizados “,invadi, escravisa,comete genocidio e etnocidio e justifica esse ato dizendo que por causa da cor de sua pele eles não teriam alma e por isso deveriam ser escravisados .isso é um fato ocorrido na epoca da escravidão que ainda existe atualmente. uma justificativa furada!
    devemos saber separa religiosidade dos atos cometido pelos homens .o que acontece no haite é culpa dos proprios homens corrupição ,ambição,egoismo.um povo marcado por guerras civis e politicas golpes de governo. crianças são recrutadas para lutar em melicias e ate mesmo para o governo .atualmente as verbas que eram mandadas para as vitimas do terremoto do haite ,tiveram de ser cortadas , por estarem sendo desviadas pela corrupição politica. e não venha me dizer que acontece no haite é por que Deus quer. deculpa furada vamos ter a mente aberta para o que acontece realmente .vocês acreditam que Deus que ver a desgraça de crianças,jovens,idosos ou masacre te toda uma população abram a mente .Não a desculpa que é por que Deus quer! Ipocresia religiosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s