Comprar uma criança em 10 horas? ……………………………….. no Haiti

Em junho, Dan Harris pegou um avião em Nova Iorque, desceu em Porto Príncipe e foi negociar a comprar de uma criança-escrava. Após 10 horas de sua saída do seu escritório nos Estados Unidos, ele consegue uma oferta certa de uma criança haitiana, “provavelmente uma menina”, para ser comprada já com documentos falsificados para enganar as autoridades da fiscalização e conseguir deixar o país normalmente.

Harris é um repórter e fez essa negociação virar denúncia internacional numa edição especial do programa “ABCNightline”, da emissora ABC News. A idéia de Dan Harris foi baseada no livro “A Crime so mostrous”, de Benjamin Skinner. Na reportagem, o repórter grava as conversas com câmeras escondidas enquanto as negociações são feitas em hotéis de luxo em Porto Príncipe. O relato dele…

– Às 16h45, estou na piscina de um dos poucos hotéis luxuosos de Porto Príncipe. Eu estou usando câmeras escondidas. Os meus colegas estão com câmeras em quartos do hotel com vista para a piscina. Nossos guardas estão sentados discretamente nas proximidades. Então o homem com quem eu tenho uma reunião marcada aparece. Ele diz que ele é um ex-membro do parlamento e que tem contatos importantes. Em plenoa luz do dia, na presença dos garçons do hotel, ele sequer se mexe quando eu faço um pedido horrível.

“Eu gostaria de conseguir uma criança para viver comigo e cuidar de mim”, peço. “Poderia fazer isso?”
“Sim”, diz ele. “Eu posso.”

Ele fala em creoule, a língua mais comum entre os haitianos. O homem a fazer a tradução, que criou a reunião, trabalha para nós. O traficante me assegura que ele já fez este tipo de operação muitas vezes antes.

“Uma menina ou um menino?” , indaga.
“Uma menina provavelmente”, eu digo.
“Quantos anos?”
“Talvez 10 ou 11.”


A reportagem também cita formas de ajudar a combater o tráfico de crianças e adolescentes. Entre as entidades citadas está a Free the Slaves, que concedeu um prêmio à Repórter Brasil e à CPT recentemente no Brasil.

5 Comments

  1. OI Aloisio,estou pasma!tenho uma neta de exatos 11 anos…fora que a menina ainda poderia ser usada como escrava sexual.Realmente é monstruoso ,escandaloso e assustador.ab

    Responder

  2. Oi, Nine, oi Ma, uma vez num hotel lá tinha um casal de gringos com seis crianças haitianas na piscina. Depois foram todos para o quarto. Perguntei para o garçom. Ele disse: “Ela está procurando crianças para a adoção”. Quem pode garantir q era com boas intenções?

    Responder

  3. infelizmente crianças são tratadas como objetos são pais matando filhos e vice versa, acho q o q esta faltando no mundo alias no coração das pessoas é jesus e deus, pq por dinheiro?
    pra q meu deus..?

    Responder

  4. O mundo ta repleto de maldade, o principal culpado disso tdo é o governo. Ele sim, e que começou a traficar seres humanos. E a ensinhar k os orgaos humanos podem ser vendidos…

    Responder

Deixe um comentário