Enfim nomeada a nova premier haitiana

O vácuo de um executivo no cargo de primeiro-ministro no Haiti vinha desde abril, quando o Congresso havia dado um voto de censura contra Jacques Edouar Alexis, acusando-o de não saber lidar com a crise dos alimentos. Desde então, René Préval indicou outros dois nomes, Eric Pierre e Robert Manuel, também rejeitados. A terceira indicação, a da economista Michele Pierre Louis, encarou um périplo na Câmara e no Senado para ser aprovada. O nome foi ratificado finalmente na madrugada de hoje (5).

O nome foi aprovado por 16 votos favoráveis e uma abstenção. O número exato de votos necessários. Numa prévia da votação, os senadores lhe dariam 15 votos e duas abstenções. Mas uma articulação política mudou um voto e conseguiu aprovar unanimidade necessária para o nome da economista. Sua indicação foi turbulenta. Até acusações e preconceitos contra sua sexualidade foram colocados em público. Ela discursou durante uma hora nesta madrugada para falar sobre seu programa de governo.

A oficialização de Pierre-Louis também acontece após a passagem de dois fortes furacões pelo Haiti, que, juntos, mataram pelo menos 150 pessoas e afundaram novamente a cidade de Gonaïves, uma das principais do interior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s